dados

Como obter certificado de vacinação contra a Covid-19

18.396

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Victoria Debortoli (Diário)

A situação da pandemia no país levou boa parte do mundo a proibir a entrada de brasileiros. Parte das nações começou a flexibilizar essas vedações. Mas há diferentes obrigações impostas, como a apresentação de exame negativo ou o certificado de vacinação com a conclusão do ciclo vacinal.

O ConecteSUS é um dos caminhos para guardar as informações de vacinação. Quem não instala o app e se dirige a um posto de vacinação recebe um cartão que precisa ser mantido para a aplicação da segunda dose.

Vacinação para quem tem 18 anos ou mais tem procura intensa neste sábado

Caso uma pessoa perca o cartão, a orientação do Ministério da Saúde (MS) é buscar a unidade de saúde onde recebeu a primeira dose para retirar a segunda via. Segundo o MS, o uso do aplicativo evita este tipo de transtorno já que mantém as informações no sistema do SUS.

Pelo aplicativo, o certificado de vacinação do ciclo completo dos imunizantes contra a Covid-19 pode agora ser emitido em três idiomas: português, inglês e espanhol. A emissão do certificado em outras línguas pode ser útil para pessoas que desejam sair do país ou precisam apresentar essa documentação para cumprir algum tipo de exigência que demanda a comprovação da imunização.

O app também traz histórico de saúde e de procedimentos realizados no SUS, como consultas e atendimentos em geral. É possível marcar consultas pelo app, desde que o paciente esteja cadastrado na unidade de saúde e no sistema do SUS. Ele está disponível para download na App Store ou na Play Store.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Dois municípios da região recebem prêmio por serem os que mais vacinaram no Estado

Vacinação para quem tem 18 anos ou mais tem procura intensa neste sábado Próximo

Vacinação para quem tem 18 anos ou mais tem procura intensa neste sábado

Saúde